descrição
PN Los Glaciares, El Chalten, Patagónia, Argentina
.
O dia começou cedo, bem cedo, como de costume por estes tempos!
Fomos fotografar o nascer do sol de um local relativamente fácil, não nos queríamos cansar, pois iríamos ter um dia duro e longo pela frente!
Regressamos à estalagem, tomamos o pequeno almoço e começamos a caminhada pelas 10.30 da manhã, não tínhamos pressa, muito menos expectativas fotográficas, íamos de coração aberto para percorrer os 18 km que o mapa marcava e fotografar o que surgisse!
Como sempre, o meu amigo Hugo Santos levava GPS consigo, para guardar o treeking e la fomos nós…
O trilho, esse, para a Laguna Torre, faz-se relativamente bem, tem cerca de 600 metros de desnível acumulado e não fosse os 15kg às costas com o material fotográfico, água e comida a coisa seria bastante fácil, mas como íamos parando e fotografando quase em cada “esquina” passou-se tranquilamente…
O tempo estava perfeito, demasiado perfeito para a fotografia, céu limpo, quase sem vento e uma temperatura a rondar os 12° (para a zona, é quase verão).
Embora não goste de fotografar com céu azul durante o dia, pois a luz torna-se muito dura, reconheço que até ajudou em algumas fotos, sobretudo no revelar a beleza do contraste entre as cores quentes do outono e a frieza gélida da neve na montanha somando ao céu presente, estas cores complementam-se na perfeição!
Percebemos ao longo do trilho que as horas indicadas para o fazer ida e volta, cerca de 6 totais, não chegariam para nós, a fotografia apoderara-se do tempo! A beleza natural de cada metro do trilho, de cada vista para a montanha, de cada árvore, impunha ser fotografada!
Chegamos, pelas 14:30, à Laguna Torre, 4 horas depois da partida, comemos algo, fotografámos um pouco, contemplamos a paisagem e decidimos voltar, fazia-se tarde e como a luz estava ainda muito forte e havia uma ligeira brisa que estragava o espelho da montanha na água, a fotografia que queríamos não dava para executar!
Assim como na ida, na volta, fomos fotografando a cada curva, íamos para a frente e para traz à procura de melhores enquadramentos, e demoramos mais 4 horas a chegar, fizemos no total de 22km ao contrário dos 18 marcados, revelou-nos o GPS.
8 horas de caminhada e mais duas parados em laguna torre, foi um dia completo e muito cheio, sobretudo de emoção!
O viver cada passo num dos mais belos trilhos ou senderos, como são chamados por estas bandas, que alguma vez fiz, foi uma experiência que quero repetir!
Pelo meio captei esta e mais meia dúzia de fotos que gosto! São fotos simples, sem grande dificuldade técnica, com um telemóvel dava para as registar, mas em conjunto contam um dos dias que mais gostei de viver na Patagónia!
.
instagram.com/_hugo_so_
fb.com/hugosophotography
Hugo Amendoeira
www.hugoso.pt