descrição
PN Torres del Paine, Patagónia, Chile
.
Há fotos que nos superam e fazem superar o simples acto de fotografar. Esse é o tal momento que consegue justificar tudo o que envolve esta arte, todos os custos, todos os sofrimentos, todas as dores, todas as saudades… Nos dias vividos por terras Patagónicas, entre o Chile e a Argentina, tive a oportunidade de realizar meia dúzia de fotos que me marcarão para o resto da vida, esta é uma delas e talvez a que mais gostei de fazer na parte Chilena.
A foto captada mostra o lado sul das Torres Del Paine, destacando o Paine Grande à esquerda e os Cuernos à direita, em conjunto é, para mim, a representação de toda a região e sempre que eu sonhava em vir aqui lembrava-me das fotografias que ia via destas formações!
O equilibro do conjunto eleva a fotografia a outro patamar, mas a experiência da sua vivência, supera em muito o que qualquer imagem pode mostrar ou contar!
Neste dia tivemos sorte, muita sorte! Era o primeiro dia que fotografávamos. O nascer do sol já tinha corrido bem e em Puerto Natales, a viagem embora longa fez-se rapidamente, talvez motivados pela adrenalina que sentíamos não notamos o tempo e os quilómetros passar.
Os céus azuis e calmos que nos acompanharam na maioria da viagem tornaram-se brutos e carregados a prometer chuva quando chegamos a este lado da montanha!
Deixamos as malas no hotel, almoçamos algo rapidamente e fomos fotografar!
Fotografámos a tarde quase toda em trilhos e matas de árvores ardidas, consumidas num grande incêndio que houve na região por volta de 2012 mas sempre com este conjunto em pano de fundo.
Depois descobrimos, como por acaso, este braço do lago Nordenskjöld, onde calmamente repousavam águas menos agitadas, o vento que soprará com alguma intensidade desapareceu e ficamos na nossa frente com um espelho perfeito que tornou o momento ainda mais épico!
Compus como quis e esperei até este momento de fazer esta foto, ao contrário, o Hugo Santos andou a fotografar para trás e para a frente ao longo desta parte do lago, mas eu insisti na composição que criei com a ajuda deste ramo e deixei-me estar! Preferi tentar captar a melhor luz e deixei-me ficar sem mexer na máquina durante quase duas horas! Provavelmente perdi outros enquadramentos, outras composições, mas estava tudo tão perfeito que não quis procurar mais, contentei-me com isto e fiquei sentado a contemplar esta vista monumental enquanto esperava pela hora H!
Espero que gostem!
.
instagram.com/_hugo_so_
fb.com/hugosophotography
Hugo Amendoeira
www.hugoso.pt