foto user
Gonçalo Afonso Dias
nav-left nav-right
menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
Carregar
Outros/Ponto de vista
fullscreen voltar lista nav-leftnav-right
Outros/Ponto de vista
voltar lista nav-leftnav-right
descrição
Reparo, com alguma frequência, nos comentários aqui feitos às fotografias, que existe alguma indefinição relativamente aos conceitos de "ENQUADRAMENTO" e "PONTO DE VISTA".
Na maioria das situações a que me refiro é exaltado o "ponto de vista" como de um enquadramento se tratasse.
O Enquadramento encerra na própria palavra o seu significado - Enquadrar.
Contudo, como se perceberá nos excertos do texto que a seguir transcrevo, o "Ponto de Vista" assume na fotografia um significado e uma importância cruciais.

O PONTO DE VISTA
(…) O ponto de vista, em fotografia, é o ponto a partir do qual fotografamos o objecto ou o homem, em suma, a “coisa” que nos interessa fotografar.
Fala-se de ponto de vista ou de observação , ou ainda do ponto de filmagem, para designar exactamente a posição que assumimos, ou que, melhor, fazemos assumir às nossas câmaras para tirar uma fotografia.
Por que razão atribuímos tanta importância ao ponto de vista? Porque a escolha de um ponto de vista, de preferência a um outro, acaba por coincidir com a nossa opinião sobre aquilo que fotografamos, com o nosso modo de ver uma coisa. Nesse sentido, o ponto de vista em fotografia, como de resto nas artes figurativas em geral, pode ser entendido como um modo de exprimir um juízo sobre o assunto da imagem. (…)
(…) Também aqui, no que respeita ao ponto de vista, não existe regra fixa e por isso não diremos, como ainda hoje acontece em alguns manuais, que é preciso apanhar as crianças pondo-nos de joelhos para ficar à sua altura, a fim de evitar que fiquem com as cabeças muito grandes em primeiro plano, as proporções deformadas em relação à estatura, quer em relação às dimensões dos seus pezitos.
Naturalmente o conselho que se dá nos manuais é válido se o objectivo da fotografia for aquele, que é habitual, de satisfazer os pais da criança. Não é, portanto, uma “regra” errada, desde que não se faça dela uma lei geral, uma norma para todas as ocasiões.
Se assim fosse, tornar-se-ia num tabu deveras prejudicial que asfixiaria qualquer impulso criativo. O ponto de vista será, pois, escolhido em conformidade co aquilo que queremos dizer, as informações que queremos dar, as opiniões que queremos exprimir. (…)
(A fotografia – António Arcadi, Edições 70)
exif / informação técnica
Máquina: Canon
Modelo: Canon EOS 50D
Exposição: 1/1250
Abertura: f/5.6
ISO: 400
MeteringMode: Pattern
Flash: Não
Dist.Focal: 90 mm

Model Canon EOS 50D
Date/time original 31-03-2010 15:49:57
Shutter speed value 1/1328 s
Aperture value f/5.7
ISO speed ratings ISO 400
Exposure bias value 0.00 eV
Metering mode Pattern
Flash Flash did not fire, compulsory flash mode
Focal length 90 mm
White balance Manual white balance

Carcavelos, 2010
favorita de 10
galardões
  • galardão popular
    foto
    popular
Ponto de vista
Reparo, com alguma frequência, nos comentários aqui feitos às fotografias, que existe alguma indefinição relativamente aos conceitos de "ENQUADRAMENTO" e "PONTO DE VISTA".
Na maioria das situações a que me refiro é exaltado o "ponto de vista" como de um enquadramento se tratasse.
O Enquadramento encerra na própria palavra o seu significado - Enquadrar.
Contudo, como se perceberá nos excertos do texto que a seguir transcrevo, o "Ponto de Vista" assume na fotografia um significado e uma importância cruciais.

O PONTO DE VISTA
(…) O ponto de vista, em fotografia, é o ponto a partir do qual fotografamos o objecto ou o homem, em suma, a “coisa” que nos interessa fotografar.
Fala-se de ponto de vista ou de observação , ou ainda do ponto de filmagem, para designar exactamente a posição que assumimos, ou que, melhor, fazemos assumir às nossas câmaras para tirar uma fotografia.
Por que razão atribuímos tanta importância ao ponto de vista? Porque a escolha de um ponto de vista, de preferência a um outro, acaba por coincidir com a nossa opinião sobre aquilo que fotografamos, com o nosso modo de ver uma coisa. Nesse sentido, o ponto de vista em fotografia, como de resto nas artes figurativas em geral, pode ser entendido como um modo de exprimir um juízo sobre o assunto da imagem. (…)
(…) Também aqui, no que respeita ao ponto de vista, não existe regra fixa e por isso não diremos, como ainda hoje acontece em alguns manuais, que é preciso apanhar as crianças pondo-nos de joelhos para ficar à sua altura, a fim de evitar que fiquem com as cabeças muito grandes em primeiro plano, as proporções deformadas em relação à estatura, quer em relação às dimensões dos seus pezitos.
Naturalmente o conselho que se dá nos manuais é válido se o objectivo da fotografia for aquele, que é habitual, de satisfazer os pais da criança. Não é, portanto, uma “regra” errada, desde que não se faça dela uma lei geral, uma norma para todas as ocasiões.
Se assim fosse, tornar-se-ia num tabu deveras prejudicial que asfixiaria qualquer impulso criativo. O ponto de vista será, pois, escolhido em conformidade co aquilo que queremos dizer, as informações que queremos dar, as opiniões que queremos exprimir. (…)
(A fotografia – António Arcadi, Edições 70)
comentários
galardões
  • galardão popular
    foto
    popular

Máquina: Canon
Modelo: Canon EOS 50D
Exposição: 1/1250
Abertura: f/5.6
ISO: 400
MeteringMode: Pattern
Flash: Não
Dist.Focal: 90 mm

Model Canon EOS 50D
Date/time original 31-03-2010 15:49:57
Shutter speed value 1/1328 s
Aperture value f/5.7
ISO speed ratings ISO 400
Exposure bias value 0.00 eV
Metering mode Pattern
Flash Flash did not fire, compulsory flash mode
Focal length 90 mm
White balance Manual white balance

Carcavelos, 2010

favorita de (10)