descrição
A ponte de Rialto em Veneza e a filha do Doge
As histórias e lendas ligadas à famosa ponte Rialto no Grande Canal de Veneza são muitas, mas poucos sabem o que a protagonista é a filha do Doge Angelo Partecipazio, Estrella.
Em 809, Veneza foi disputada entre os francos, liderados por Pipino, filho de Carlos Magno, e os bizantinos, liderados pelo comandante Paulo.
Na época, Veneza era governada por Doge Obelerio e a sede do governo ficava na ilha de Malamocco, à beira da lagoa. Durante a disputa do Doge realizado um comportamento ambíguo, movendo-se a partir da parte dos bizantinos depois de ter apoiado o Franks, então Pepin conquistado Malamocco, forçando os venezianos a refugiar-se em ilhas Rialto.
Estrella, a filha de Angelo Partecipazio, chefe da facção pró-bizantino, foi em uma gôndola em Malamocco para convencer Pippin para não perseguir os venezianos para Rialto; apesar de sua beleza e graça, a menina não poderia desistir Pippin ... O rei dos francos não poderia ainda seu objetivo, uma vez que a barragem foi construída para lançar suas tropas de assalto do inimigo foi submersa da maré alta, forçando seus homens a recuar (também devido à chegada de uma frota bizantina).