descrição
A Ponta de São Lourenço é o extremo mais oriental da Ilha da Madeira e ocupa nove quilómetros de comprimento, em forma de península. No final encontram-se o ilhéu do Desembarcadouro (ilhéu da Metade ou da Cevada) e o ilhéu do Farol (ilhéu da Ponta de São Lourenço ou de Fora).
Pela singularidade e riqueza dos seus valores naturais, a Ponta de São Lourenço surge como um lugar de referência para quem procura a prática de turismo de natureza na Região, sendo cerca de 150 o número de pedestrianistas diários que a visitam.
A diversidade biológica existente na Ponte de São Lourenço é fortemente condicionada pela aridez e pela predominância de ventos, conferindo à vegetação características únicas.
Esta área protegida está incluída na Rede Natura 2000 por ser uma Zona de Conservação Especial. Está classificada como “Important Bird Area”, por ser um local de nidificação de algumas aves marinhas protegidas.
Um grupo de animais que também detém grande interesse é, pela sua diversidade e singularidade, o dos invertebrados, sendo representado essencialmente por moluscos e artrópodes. A fauna marinha está fundamentalmente bem representada e é abundante e diversificada. Nestas águas podem encontrar-se também Tartarugas e várias espécies de mamíferos marinhos como os Golfinhos e o emblemático Lobo-marinho.