descrição
Toulouse, na sombra dos Pirinéus, é a quarta maior cidade de França. É conhecida como “La Ville Rose” devido à sua arquitectura única em tijolos rosa.
Antes da ocupação romana, Toulouse foi um entreposto comercial muito importante entre os Pirinéus, o Mediterrâneo e o Atlântico. Foi ainda capital do Reino Visigodo. Houve, entretanto, uma era de modernização de onde resultam alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade.
O rio Garonne divide a cidade em duas partes. A Este, na margem direita, situa-se a maioria dos locais de interesse turísticos. A praça do Capitólio é o centro geográfico da cidade. Tem uma enorme cruz no pavimento, cafés e restaurantes abrigados em arcadas dos edifícios circundantes. O capitólio destaca-se pela sua fachada de mármore rosa. Abriga o Hôtel de Ville – os paços do conselho – assim como o Teatro Nacional. Algumas áreas estão abertas ao público.
Caminhando, chega-se facilmente à Basilique Saint-Sernin, o maior edifício românico da Europa. Esta igreja do século XI deve ser um ponto de paragem obrigatória para quem visita a cidade. É também um local de paragem entre os peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago de Compostela, rumo à Galiza. Construída ao longo de vários séculos, é uma fascinante combinação de estilos e detalhes, com a sua imponente torre que se destaca no panorama da cidade.
Perto, podemos também encontrar o Couvent des Jacobins. É um edifício cuja criação remonta ao período medieval, inteiramente feito de tijolo e com uma torre que se assemelha a um pagode oriental. O exterior deste convento dominicano do século XIII contrasta com a leveza incrível do seu interior. Durante a Revolução Francesa foi convertido em quartel, tendo sido posteriormente restaurado e os belos claustros ajardinados, danificados durante a ocupação, estão actualmente abertos a visitação. O convento alberga também as relíquias de São Tomás de Aquino, dominicano reverenciado, a par de várias exposições, que são organizadas no antigo refeitório do convento.
Junto ao rio, o arborizado Quai de la Daurade oferece excelentes vistas sobre o rio Garonne e as suas pontes, com o Bairro Saint-Cyprien no horizonte. Erguendo-se a oeste, na margem oposta do rio, é possível vislumbrar a torre-reservatório Chateau D'Eau e a fachada de tijolo vermelho do Hôtel-Dieu Saint-Jacques, agora integrado no Centro Hospitalar Universitário.
A Pont Saint Pierre é uma das pontes de Toulouse sobre o Rio Garonne e liga a Place Saint Pierre com o Hôpital de la Grave. A primeira Pont Saint Pierre foi construída entre 1849 e 1852. Era feita de madeira, assente em pedra e tijolo e reforçada por cordas de arame. Por lá circulavam pedestres e carruagens. A ponte actual é uma reconstrução, inaugurada a 14 de Novembro de 1987.