descrição
A Praça de Espanha de Sevilha constitui um conjunto arquitectónico enquadrado no Parque Maria Luísa que configura um dos mais espectaculares espaços da arquitectura regionalista.
Esta praça foi construída em estilo teatral por Aníbal González, para a exposição Ibero-Americana de 1929.
As obras de construção iniciaram-se no ano de 1914, chegando a trabalhar mais de mil operários na sua construção. Foram levantados alguns obstáculos, como o custo exagerado em tempo de crise, a altura das torres (que tiveram de ficar mais baixas em relação ao previsto para não rivalizar com a Giralda) e a construção da ria artificial que era uma afronta a uma cidade com tanta escassez de água. O curso do canal que corre ao longo da Praça de Espanha segue uma uma série de azulejos com todas as províncias espanholas.
Esta praça já foi também palco filmagens para cenas de vários filmes como “Lawrence da Arábia”, “O Ditador” ou “Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones”.
Actualmente, a Praça de Espanha é composta essencialmente por prédios do Governo, onde estão alguns dos seus departamentos. Há também alguns museus adaptados.