descrição
Cortiçada - Igreja Matriz
Teve foral dado por D.Sancho II, em 26 de Setembro de 1252; D.Manuel outorgou-lhe novo foral, em Lisboa, a 1 de Junho de 1512.
Em 1514 D. Manuel concede foral à vila de Carapito, constituindo um pequeno concelho, cujo território compreendia as freguesias de Carapito, Eirado, Valverde, Coruche e Cortiçada. O concelho é extinto com a reforma de 1836 tornando-se parte integrante do concelho de Aguiar da Beira.
Segundo Pinho Leal, no seu Portugal Antigo e Moderno, aqui nasceu o célebre jesuíta português, Pedro da Fonseca, cognominado o Aristóteles Português.
Festas e Romarias: Santa Bárbara (3.º domingo de Agosto), Santo Amaro (15 de Janeiro) e Senhora dos Remédios (8 de Setembro)
Desta igreja, cujo orago é o do divino espírito santo, fiquei a saber que Santo Amaro é o santo de devoção da população, que alberga outras lmagens inclusivé a de Santa Bárbara que, apesar de ter capela que lhe é dedicada, só para ali é transportada em dia de festa.
Nem através da diocese da Guarda ou da de Viseu, bem como através do seu páraco, foi possível obter mais elementos de interesse.