descrição
Material do Publico:
"População quer recuperar painel publicitário em azulejo com meio século; considerado uma “verdadeira obra de arte”, O painel está instalado na freguesia de Oliveirinha, em Aveiro. O passar dos anos tem deixado as suas marcas, mas há agora um esforço colectivo para as apagar.
Tem uma dimensão considerável (6x3 metros) e é considerado um dos mais importantes testemunhos da utilização de azulejos tradicionais portugueses para fins publicitários.
O painel foi sofrendo algumas agressões, nomeadamente com a colagem de cartazes e precisa de ser recuperado”, justifica Firmino Ferreira, presidente da junta de Oliveirinha. Tendo por base algumas leituras e pesquisas, o autarca diz acreditar que o painel instalado na parede de uma habitação da Costa do Valado “é único na Pensínsula Ibérica, pela sua dimensão”.
Na certeza de que não são apenas as dimensões que o tornam especial: “foi produzido na Aleluia, uma fábrica com grande tradição e importância em Aveiro, e faz publicidade a uma grande companhia de aviação, já desaparecida”, argumenta Firmino Ferreira.
A instalação do painel publicitário da Pan Am na Costa do Valado remonta, segundo referiu ainda o autarca, ao ano de 1963. A pintura feita à mão apresenta a imagem de um avião da famosa companhia americana — que faliu em 1991 e que, mais recentemente, chegou a dar o nome a uma série televisiva — e uma mensagem que anuncia “Mais jactos para mais destinos”.
A pergunta torna-se evidente: O que terá levado a Pan Am a instalar um painel publicitário numa freguesia que não faz parte do centro urbano de Aveiro? “Aquela estrada era, nessa altura, a Estrada Nacional 1, que ligava o Porto a Lisboa, ou seja, era uma via estratégica, por onde passava toda a gente que viajava entre as duas cidades”, explica o presidente da junta. A este factor junta-se ainda a forte vaga de emigração que o país registava na época e que justificava a publicidade a viagens de avião, “em especial para os Estados Unidos da América e para o Brasil”, evoca ainda Firmino Ferreira."