descrição
Quando a sincronicidade gira as rodas do tempo e reúne os elementos, acontecem coisas mágicas diante dos nossos olhos.
Local: Lagoa Glaciar de Jokulsarlon, Islândia | Setembro 2015
José Ramos © http://www,joseramos.com
- Instagram: http://www.instagram.com/joseramosphotogaphy
- Facebook: http://www.facebook.com/joseramosphotography
- Facebook Pessoal: http://www.facebook.com/jmlramos
História:
Três semanas após regressar da minha segunda viagem à Islândia, aqui está finalmente a primeira foto que seleccionei para publicação. Pensei publicar as imagens por ordem cronológica, mas não consegui resistir em começar com uma foto feita na terceira noite, durante um espectáculo épico da Aurora Boreal em Jokulsarlon.
A viagem deste ano começou de forma semelhante à do ano passado, ou seja, com a dureza de chegar ao aeroporto de Keflavik à 1h15m, depois de 12 horas de viagem incluindo escalas, e dormir no carro. No dia seguinte fiz 140km até à cascata de Seljalandfoss, mas tivémos que regressar logo de seguida a Reykjavik, já que o tripé da minha companheira se partiu após a primeira foto! Algumas centenas de kilómetros depois, fomos finalmente recompensados no dia seguinte, com uma luz incrível durante o pôr-do-sol na Lagoa Glaciar de Jokulsarlon, e depois três horas de Aurora Boreal a desfilar nos céus! Curiosamente eu e a minha companheira éramos os únicos fotógrafos a captar a cena, o que é raro num local concorrido como este.
Não é todos os dias que se tem a honra de testemunhar a dança da Aurora, por cima de glaciares iluminados pela luz lunar que brotava do lado oposto. Espero conseguir partilhar convosco através desta imagem pelo menos uma ínfima parte da beleza que vi...
Detalhes técnicos:
Finalmente tive oportunidade de fotografar a Aurora com uma máquina Full Frame. Sempre defendi (e continuo a defender), que uma boa dSLR com sensor APS-C e uma boa lente conseguem fazer imagens em ISOs baixos com qualidade que rivaliza com full frames. No entanto, quando nos aventuramos em territórios de longas exposições em ISO1600-3200, os sensores full frame estão anos luz à frente... Fiquei muito impressionado com o ruído muitíssimo menor neste tipo de imagens.
Sony a7R + Zeiss 16-35mm f4
ISO: 1600
Exposição: 30 segundos
Foco: Manual
Disparador Remoto Wireless
Tripé Manfrotto 055XPRO3