descrição
Imagem do Delta-radiante (ou Delta-Teúrgico), com o olho de Deus sobreposto à cruz templária, emblema maçónico do Grande Olho Arquitecto do Universo.
…………………………………………………………………………………………
(Fotografei-o no tecto da Capela da Santíssima Trindade, na Quinta da Regaleira, logo à entrada).
…………………………………………………………………………………………
O Delta, ou Triângulo Equilátero, é o símbolo das tríades divinas. O Delta maçónico, além dessa representação, pode ter no seu interior as letras do nome hebraico de Deus, ou então o Olho Omnividente.
O Delta simboliza a Sabedoria Divina e a presença de Deus. O Delta Radiante nunca deverá ser encoberto, pois representa o mais importante símbolo fixo da Omnipotência do Templo, estando aí “para ser visto, reverenciado e lembrado por nós, tendo a incumbência de factor inspirador, orientando-nos na forma de pensar, no andamento dos nossos trabalhos e nas acções de todos os integrantes do Templo”.
A palavra Radiante tem a sua origem no latim “Radians Antis”, e significa “o que emite feixe de luz, de calor” ou “o que resplandece”. Assim, a ideia que permeia simbolicamente o Delta traz ao mesmo o significado de luminoso, ou seja, que irradia luz.
A figura do olho corresponde sempre a um olho esquerdo, também denominado o "Olho que tudo vê”, Deus. Representa também o discernimento, o equilíbrio, a visão e o conhecimento.
"O Olho que Tudo Vê, Olho da Providência ou Olho de Deus” é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz. Algumas vezes aparece rodeado de nuvens e normalmente dentro de um triângulo que pode ser uma referência à Trindade de Deus, do Cristianismo, ou o olho dentro ou na ponta de um triângulo quer dizer alinhamento (mira) e tem origem em assuntos ligados a navegação astronómica.
Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade.
Na Mitologia Egípcia, é representado pelo Olho de Hórus. Na Maçonaria serve para lembrar que somos sempre observados pelo Grande Arquitecto do Universo.
O Olho aparece também na nota de dólar e no Senhor dos Anéis como o Olho de Sauron”.