descrição
Trajo típico das mulheres que trabalhavam nas salinas de Faro e Olhão, o qual, com algumas adaptações, até aos anos 40.
Veste camiseiro curto e simples e saia comprida aos quadrados, ambos em tecido leve de chita ou riscado de algodão claro. A saia era levantada e presa com uma corda para que ficasse mais curta e permitisse a execução do trabalho.
Dada a agressividade do sal, protege-se com um lenço que envolve toda a cabeça e usa calças por debaixo da saia. Pelo mesmo motivo usa "canos" nas pernas, de lã grossa, e enfia nos braços meias velhas, a fazer de luvas.
Usa um alcofão de esparto à cabeça onde carrega o sal, podendo usar ainda um chapéu velho, de palha ou de feltro, entre o lenço e a cesta para proteger melhor a cabeça da ação corrosiva do sal.
Andava normalmente descalça ou com alpercatas de pano com sola de esparto.
Grupo Folclórico de Faro
Modelo: Angelina Apolónia
Local: Praia dos Cavacos, Olhão
#olharescom #500px #raw_portugal #portugal #photographylovers #portugal_lovers #portugal_em_fotos #focus_pt #photooftheday #eyephotomagazine #MunicipioDeFaro #TurismodeFaro #FaroCapital #Faro #VisitFaro #FaroAlgarve @municipiodefaro #folkphotography #folkcostume #folkgroup #folkportugal #folcloreportugues #folclore #grupofolclórico #ranchofolclorico #amendoeirasemflor @regionalfolcloredeportugal