descrição
Fundada em 1071 pelo sultão berbere Almorávida Youssef Ibn Tachfine, Marrakech é uma das cidades com um dos ambientes urbanos mais caóticos do planeta. Recebe gente das mais diversas nacionalidades há muitos anos, tanto turistas como também estudantes, peregrinos, comerciantes ou pessoal de negócios. Tendo sido capital de Marrocos durante os séculos XII e XIII, Marrakech foi durante muito tempo o maior centro político, económico e cultural do mundo muçulmano ocidental.
É em Marrakech que se encontra a Jemaa el-Fna (ou Djemaa el Fna), a praça mais famosa da cidade (e talvez de Marrocos), sendo o centro turístico da cidade. A praça vive de um comércio muito intenso durante o dia, transformando-se à noite num grande centro cultural.
Durante o dia há pela praça diversas atrações, como vendedores de sumos de laranja, encantadores de serpentes, vendedores/domadores de macacos, dentistas, tatuadores de hennas, contadores de histórias, vendedores de chás, curandeiros, tendas de comida, entre muitas outras coisas. Os souks transportam-nos para uma outra realidade. Nestes Souks é possível encontrar roupas típicas, artesanato, peças em prata, peças em couro (malas, sacolas, pufes,…), os/as djellaba (espécie de roupão usado tanto por homens como por mulheres), os chinelos de couro e mais uma infinidade de objetos. Tudo aqui é negociável. Percorrer as ruas, observar toda a movimentação, sentir os cheiros, toda a interação com os vendedores é, sem dúvida, uma experiência única. Os vendedores interagem com muita facilidade, muitos falam inglês e são muito acessíveis e simpáticos. Há sempre que negociar o preço pedido. Para quem não goste de estar constantemente a ser abordado pode sentir-se desconfortável. No entanto, esse também faz parte do espírito da Jemaa el-Fna e é assim também que o conseguimos vivenciar da melhor forma.
Durante a noite, a Praça transforma-se. A vibração sentida é algo não se consegue explicar na perfeição. Há em cada metro turistas, comerciantes, contadores de historias, músicos que tocam e cantam canções tradicionais, mulheres Berberes fazendo tatuagem de henna, artistas de circo com saltos mortais e/ou cuspindo fogo, pequenas peças de teatro, dançarinos, etc...
A praça é também um excelente local para almoçar/jantar e conhecer os principais pratos marroquinos a preços acessíveis.
A Praça Jemaa el-Fna está incluída na lista da UNESCO de locais Património Cultural Imaterial da Humanidade. Não deve haver muitas praças tão carismáticas como esta.