Sobre Fernando Penim Redondo
https://olhares.com/fredondo
Fernando Penim Redondo nasceu na cidade de Lisboa em 1945. Desde muito cedo interessou-se pela fotografia como autodidacta.
No final dos anos 60, como oficial de marinha durante a guerra em África, realizou os seus primeiros trabalhos "a sério" de que resultou um acervo sobre tipos étnicos e actividades da população guineense.
Reportagens entretanto realizadas na China, Índia, Egipto, Nepal e Patagónia, entre outras, permitiram-lhe a constituição de um banco de imagens com vários milhares de originais.
Tendo trabalhado toda a vida na área das tecnologias da informação só nos últimos anos teve oportunidade de mostrar os seus trabalhos fotográficos, nomeadamente através da realização de numerosas exposições individuais em:
- Biblioteca Municipal, Alcácer do Sal
- Centro de Exposições, Odivelas
- Museu do Oriente, Lisboa
- Centro Português de Fotografia, Porto
- GUMArt Café, Parque das Nações, Lisboa
- Biblioteca Municipal António Botto, Abrantes
- Gal. de Exposições Mouzinho de Albuquerque, Batalha
- Biblioteca Municipal de Cascais, S. Domingos de Rana
- Piscina Municipal Carlos Manafaia, Sines
- Galeria de Exposições Augusto Bertholo, Alhandra
- Galeria Municipal, Torres Vedras
- Biblioteca Municipal, Moita
- Casa da Cultura, Beja
Em 2009 foi um dos sete fotografos portugueses seleccionados para a Exposição "Olhar as Subculturas" promovida pelo site Olhares e pela FNAC em várias cidades de Portugal e do Brasil.
Publicou várias reportagens fotográficas na imprensa e tem trabalhos no livro "Camera Craft – Black & White" da editora AVA Publishing SA, editado em 2005.