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FOTOGRAFIA DE MODA NA PRAIA SEM FLASH

fotografias > 

Moda

2015-07-10 16:54:13
comentários (15) galardões descrição exif favorita de (34)
descrição
"A LUZ DO SOL + FILL LIGHT NATURAL"

Para os que já me conhecem, sabem que a minha busca é conseguir no click tudo o que quero em termos de ajuste da luz (fotometria) com o menor gasto de tempo em correções na edição como sempre tive de fazer nos 20 anos de fotografia analógica atendendo clientes em São Paulo (www.fernandobagnola.com) porque assim consigo entregar mais rápido e ainda manter a naturalidade da fotografia (que é a última tendência das grandes marcas como Mango, por exemplo). Quem depender de "photoshopar" estará fora do que o mercado pede a um profissional da Moda (e outras áreas).
Me arrisco a afirmar que estamos entrando na Era Pós-Edição e isto é algo bastante relevante do ponto de vista do futuro da Fotografia de Moda e Publicidade.

Se um trabalho contratado era Preto & Branco, tinha que entender o comportamento da emulsão no que se referia às cores complementares primárias e secundárias, sistema de zonas, filtragens aditivas e subtrativas, performance dos reveladores, papéis e filtragem multicontraste, etc.

Toda a base da Fotografia Digital vem da Fotografia Analógica assim como dentro dos programas profissionais de edição como o Photoshop ou Lightroom que trazem ferramentas usadas no Darkroom onde tudo era feito manual e quimicamente como Burn, Dodge, Máscaras e o Sistema Paramétrico onde consigo interferir digitalmente no Camera Raw como se alterasse a graduação do filtros Multigrade na gaveta do ampliador.

Há programas excelentes que transformam uma foto digital como o Silver Efex Pro onde se encontra um arsenal de toners que reproduzem com exatidão algumas das tonalizações que eram feitas na ampliação (sepia, cyanotipe, coffee, blue, ..., e tantas outras).

Da mesma forma, toda a teoria aplicada no filme quanto à interferência dos filtros complementares (primários e secundários), hoje está muito facilitada tornando possível alterar os tons e zonas do sistema num simples clic no menu "Toning" do programa, neste caso simulando a "viragem" sépia com Selenol em diluição 1:50.

Querer desligar a fotografia digital da analógica é tão impossível como nos desligarmos da nossa árvore genealógica.

A grande diferença entre as duas é a necessidade de pensar antes do clic e de uma forma metafórica (obviamente) ter o cérebro na cabeça do fotógrafo o tempo todo, diferentemente do que acontece no digital onde alguns fotógrafos deixam o raciocínio por conta da camera.

Agora, "falando" desta foto, o ambiente era todo bastante reflectivo já que era "golden hour" (o sol está entre as pernas da modelo que faz todo o recorte pelo corpo e sombra na minha lente também) e todo o preenchimento da parte frontal vem da areia criando um efeito low key em exterior que tem a linguagem dos anos 80 e 90 como neste video maravilhoso que teve como diretor um dos Grandes Fotógrafos de Moda Herb Ritts, infelizmente, falecido em 2002 cuja obra vale a pena ser conhecida e mantida viva.
Wicked Game | Chris Isaak | Helena Christensen |

https://www.youtube.com/watch?v=vvvX5QM4z3Yhttps://www.youtube.com

São momentos como esse, mais uma vez ao lado da minha amiga e minha melhor modelo de sempre Mariana Alessandra? onde consigo criar pontes conceituais dentro da minha própria história tipo "Back to the Future" e melhorar no presente como fotógrafo profissional digital.

Optei, mais uma vez, por usar a Camera CANON 20D (com 8,2 mpx) porque com ela o resultado vem muito suave como acontece na emulsão do filme) fazendo uma combinação clássica dos tempos da Fotografia Analógica onde a lente standard (e preferida) era a lente fixa 50mm.

"Pensar em modo analógico e agir em modo digital!" ... that´s it!`

Abreijos!!! É NÓIS!!! TAMUJUNTO!!!
exif / informação técnica
Máquina: CANON
Modelo: 20D
Exposição: 1/125
Exposição (EV+/-): 0
Abertura: 5.6
ISO: 100
Dist.Focal: 50mm
Dist.Focal (35mm):
Software:

favorita de 34
galardões
Esta foto não tem galardões
FOTOGRAFIA DE MODA NA PRAIA SEM FLASH
"A LUZ DO SOL + FILL LIGHT NATURAL"

Para os que já me conhecem, sabem que a minha busca é conseguir no click tudo o que quero em termos de ajuste da luz (fotometria) com o menor gasto de tempo em correções na edição como sempre tive de fazer nos 20 anos de fotografia analógica atendendo clientes em São Paulo (www.fernandobagnola.com) porque assim consigo entregar mais rápido e ainda manter a naturalidade da fotografia (que é a última tendência das grandes marcas como Mango, por exemplo). Quem depender de "photoshopar" estará fora do que o mercado pede a um profissional da Moda (e outras áreas).
Me arrisco a afirmar que estamos entrando na Era Pós-Edição e isto é algo bastante relevante do ponto de vista do futuro da Fotografia de Moda e Publicidade.

Se um trabalho contratado era Preto & Branco, tinha que entender o comportamento da emulsão no que se referia às cores complementares primárias e secundárias, sistema de zonas, filtragens aditivas e subtrativas, performance dos reveladores, papéis e filtragem multicontraste, etc.

Toda a base da Fotografia Digital vem da Fotografia Analógica assim como dentro dos programas profissionais de edição como o Photoshop ou Lightroom que trazem ferramentas usadas no Darkroom onde tudo era feito manual e quimicamente como Burn, Dodge, Máscaras e o Sistema Paramétrico onde consigo interferir digitalmente no Camera Raw como se alterasse a graduação do filtros Multigrade na gaveta do ampliador.

Há programas excelentes que transformam uma foto digital como o Silver Efex Pro onde se encontra um arsenal de toners que reproduzem com exatidão algumas das tonalizações que eram feitas na ampliação (sepia, cyanotipe, coffee, blue, ..., e tantas outras).

Da mesma forma, toda a teoria aplicada no filme quanto à interferência dos filtros complementares (primários e secundários), hoje está muito facilitada tornando possível alterar os tons e zonas do sistema num simples clic no menu "Toning" do programa, neste caso simulando a "viragem" sépia com Selenol em diluição 1:50.

Querer desligar a fotografia digital da analógica é tão impossível como nos desligarmos da nossa árvore genealógica.

A grande diferença entre as duas é a necessidade de pensar antes do clic e de uma forma metafórica (obviamente) ter o cérebro na cabeça do fotógrafo o tempo todo, diferentemente do que acontece no digital onde alguns fotógrafos deixam o raciocínio por conta da camera.

Agora, "falando" desta foto, o ambiente era todo bastante reflectivo já que era "golden hour" (o sol está entre as pernas da modelo que faz todo o recorte pelo corpo e sombra na minha lente também) e todo o preenchimento da parte frontal vem da areia criando um efeito low key em exterior que tem a linguagem dos anos 80 e 90 como neste video maravilhoso que teve como diretor um dos Grandes Fotógrafos de Moda Herb Ritts, infelizmente, falecido em 2002 cuja obra vale a pena ser conhecida e mantida viva.
Wicked Game | Chris Isaak | Helena Christensen |

https://www.youtube.com/watch?v=vvvX5QM4z3Yhttps://www.youtube.com

São momentos como esse, mais uma vez ao lado da minha amiga e minha melhor modelo de sempre Mariana Alessandra? onde consigo criar pontes conceituais dentro da minha própria história tipo "Back to the Future" e melhorar no presente como fotógrafo profissional digital.

Optei, mais uma vez, por usar a Camera CANON 20D (com 8,2 mpx) porque com ela o resultado vem muito suave como acontece na emulsão do filme) fazendo uma combinação clássica dos tempos da Fotografia Analógica onde a lente standard (e preferida) era a lente fixa 50mm.

"Pensar em modo analógico e agir em modo digital!" ... that´s it!`

Abreijos!!! É NÓIS!!! TAMUJUNTO!!!
Tag’s: bagnola,fotografia de moda,moda,fernando bagnola
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Máquina: CANON
Modelo: 20D
Exposição: 1/125
Exposição (EV+/-): 0
Abertura: 5.6
ISO: 100
Dist.Focal: 50mm
Dist.Focal (35mm):
Software:


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