descrição
O Castelo de Portel, enorme e monumental, eleva-se na paisagem qual gigantesco Adamastor que se opõem a qualquer inimigo.
Sobre um dos últimos contrafortes da serra de Portel tem assento, em modesta altitude, a vila assim chamada e junto dela o seu medieval castelo.
De planta poligonal, com os ângulos reforçados por robustos torreões cilíndricos, a muralha casteleira apoia seus topos na alta torre de menagem, que assim lhe fica como adossada. Mais abaixo, uma segunda linha de muralhas constituiu defesa da vila. Tal como existe, esse conjunto representa a soma de sucessivos empreendimentos construtivos que acompanharam a história local, de que ele foi; alias, testemunha.
Do passado pré português de Portel apenas se sabe ter sido local de ocupação muçulmana; e isto porque nos seus primórdios, a herdade incluída no primitivo termo de Évora, e que lhe serviu de berço, tinha o nome de Portel Mafomede quando em 1258 foi doada por D. Afonso III ao seu valido, e mais tarde seu mordomo-mor, João Peres de Aboim. Três anos depois da doação, autorizou o monarca, e decerto recomendou, a construção do castelo.
Entretanto fora crescendo o povoamento do local, a cujo incremento o donatário deu novo alento, concedendo em 1262 aos povoadores um Foral do tipo do de Évora.