descrição
Jaguar E-Type Coupé
Período de produção: 1961-1974
O Jaguar E-Type era um modelo de carro desportivo do fabricante de automóveis inglês Jaguar. Foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra a 15 de Março de 1961 como um derivado do bem sucedido carro de corrida Jaguar D-Type. Estava disponível como um coupé de dois e dois lugares (Coupé de Cadeia Fixa) e como um roadster de dois lugares (OTS ou Open Two Seater).
O motor de seis cilindros em linha com 3781 cm³ e 265 cv/269 hp (197,6 kW) era o mesmo que o do XK 150 S 3,8 litros. Conduzia as rodas traseiras através de uma transmissão manual de quatro velocidades. O E-type atingiu uma velocidade máxima de quase 240 km/h. Para além do seu elevado desempenho, o design desenvolvido por Malcolm Sayer foi considerado particularmente excitante. Especialmente nos Estados Unidos, o Tipo E foi vendido com grande sucesso. A estrutura do tubo de aço da grelha sob o capô levou o motor e a suspensão da roda dianteira e foi aparafusada à prancha de projecção com a carroçaria totalmente em aço autoportante. A Jaguar continuou assim o caminho percorrido com o Jaguar D-Type.
Novidade para a indústria automóvel britânica conservadora foi a suspensão traseira de duplo osso numa subestrutura separada com um braço móvel e duas unidades de mola/amper, com os eixos de transmissão como ossos superiores. O design provou ser bem sucedido em termos de manuseamento, conforto de viagem e aparência e foi utilizado até 1996.
Infravermelhos convertidos Nikon D70s