descrição
Esta Basílica é a mais recente construção do complexo do Santuário de Fátima, sendo dedicada ao culto da Santíssima Trindade.
A nova igreja foi dedicada à Santíssima Trindade por um conjunto de razões, nomeadamente as seguintes: as aparições do Anjo da Paz, com o seu insistente convite à adoração a Deus, Santíssima Trindade; as palavras de João Paulo II em maio de 1982, proferidas na Capelinha das Aparições, pelas quais elevou a sua ação de graças à Santíssima Trindade; o Grande Jubileu do Ano 2000, também dedicado à Santíssima Trindade.
O projeto de arquitetura foi realizado pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis, vencedor do concurso internacional lançado em 1997 e o projeto de estrutura pelo engenheiro José Mota Freitas. O novo edifício foi integralmente pago com os donativos dos peregrinos deixados ao Santuário de Fátima ao longo dos anos. Contando com um total de 8 633 lugares sentados e 40.000 m² de área, a Basílica da Santíssima Trindade é o quarto maior templo católico do mundo em capacidade. Apesar da vastidão da sua escala, acolhe calorosamente os peregrinos ao mesmo tempo que mantém o sentimento de igreja, permitindo uma vista panorâmica da totalidade do seu interior e fornecendo a monumentalidade desejada.