descrição
Foto – 0042
Roma - Itália
Constantino I, Constantino Magno ou Constantino, o Grande (272 - 22 de Maio de 337), foi proclamado Augusto pelas suas tropas em 25 de Julho de 306 e governou uma porção crescente do Império Romano até sua morte.
O Arco de Constantino situa-se na cidade de Roma, a pouca distância do Coliseu, o que demonstra toda sua beleza e força, pois qualquer construção ao lado do Coliseu empalideceria se não fosse tão magnífica.
Em estilo corintio, é homenagem à vitória de Constantino sobre Massêncio, na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C., batalha que encerrou vinte anos de confrontos e unificou o poder de Roma.
É interessante notar que entre os elementos decorativos poucos são os que datam da vida de Constantino. Há, sim, relevos do tempo do Imperador Marco Aurélio e ornamentos que comemoram a Vitória de Trajano sobre os Dácios.
O Arco de Constantino está decorado nas frentes Norte e Sul. Tem cinco medalhões com o diâmetro de dois metros e estátuas de oito prisioneiros da Dácia que foram retiradas do Forum Trajano.
As impressões produzidas pelo arco e suas decorações são de uma perfeita harmonia entre suas diversas partes, ainda que as esculturas do arco e do ático provenham de monumentos a Trajano e a Aurélio e os medalhões redondos das duas fachadas, norte e sul, tenham pertencido a monumentos dedicados a Adriano.