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Retratos/APRENDA A USAR O FLASH PORTÁTIL - PARTE 77
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APRENDA A USAR O FLASH PORTÁTIL - PARTE 77

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Retratos

2013-11-17 13:37:01
comentários (11) galardões descrição exif favorita de (16)
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APRENDA A USAR O FLASH PORTÁTIL - PARTE 77

"FLASH PORTÁTIL EM MODO MANUAL + DIFUSOR 14 MM SINCRONINZADO COM A LUZ AMBIENTE + SHALLOW FOCUS"

BOM DIA, AMIGOS!!!

ESPERO QUE TUDO ESTEJA LINDO POR AI!!

AQUI NESTE POST QUERO ABORDAR ALGUNS ASPECTOS QUE JULGO SEREM MUITO IMPORTANTES PARA OS QUE GOSTAM DE IR FUNDO NA TÉCNICA DA FOTOGRAFIA DE BEAUTY, MODA E RETRATOS.

HÁ ALGUM TEMPO FIZ UM TUTORIAL SOBRE "SHALLOW FOCUS" QUE AUMENTA A SENSAÇÃO DE PROFUNDIDADE NUMA FOTO E COMO ESTOU MUITO BONZINHO, VOU COLAR O LINK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151326853841352&set=a.10150652094791352.447992.595591351&type=3&theater

PARA MIM, TUDO PARTE DA LUZ DISPONÍVEL E PROCURO ENCONTRAR UM ENQUADRAMENTO QUE CRIE GRAFISMOS NO FUNDO QUE SE ENCAIXEM COMO MOLDURAS USANDO O SHALLOW FOCUS!

FEITA MEDIÇÃO, SÓ AI COLOCO A(O) MODELO E CRIO LUZES DE RECORTE (ALTAS LUZES NOS CABELOS E À VOLTA DOS OMBROS) COM OS FLASHES PORTÁTEIS EM MODO MANUAL COM UMA CONFIGURAÇÃO DE POTÊNCIA DE +2 EV ... E COMO EU FAÇO ISSO?, VCS DEVEM ESTAR A PERGUNTAR!! ... TUDO SE TORNAR MAIS SIMPLES, PRECISO E MUITO MAIS RÁPIDO SE O FOTÔMETRO/FLASHMETER ENTRAR EM CENA (MEU AMIGO INSEPARÁVEL QUE ALGUNS TEIMAM EM CONSIDERAR OBSOLETO E ALGO "DO ANALÓGICO" E, PIOR AINDA, ENSINAM ISSO!

OS QUE JÁ ME VIRAM EM AÇÃO, SEJA COMO FOTÓGRAFO OU COMO FORMADOR, REPARAM QUE PRECISO DE, NO MÁXIMO, 2 CLICS PARA ACERTAR UMA LUZ E A PARTIR DAI MANTER A CONSISTÊNCIA DA EXPOSIÇÃO EM TODOS OS CLICKS JUSTAMENTE PQ FOTOGRAFEI ANOS E ANOS COM FILME E NÃO TINHA ESSA DE "DOU UM JEITINHO NA EDIÇÃO", QUE É ALGO TÃO COMUM HOJE EM DIA.

SE, PELO MENOS, ESTAS PESSOAS SOUBESSEM MEXER BEM NOS PROGRAMAS AINDA TUDO BEM ... MAS O PIOR DE TUDO É QUE NÃO SABEM E DAI É AQUELA HISTÓRIA DE HORROR!

LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA, NUMERO GUIA EFETIVO DO FLASH (COM OU SEM DIFUSOR 14MM), CARTÃO CINZA 18%, ... SÃO COISAS QUE PARECEM MONSTROS MAS QUANDO ALGUÉM APRENDE ISSO NUMA FORMAÇÃO COMIGO JÁ CONCLUEM QUE NÃO HÁ NADA QUE SE COMPARE COM OS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DESTES MÉTODOS ANALÓGICOS QUE SE ENCAIXAM, SOBERBAMENTE (BONITO ISSO!!), NA FOTOGRAFIA DIGITAL.

ENFIM ... EMA EMA EMA, CADA UM COM SEUS "POBREMA"! ... BORA SEGUIR EM FRENTE, E VOU TENTAR EXPLICAR UMA FORMA BÁSICA DE CONSEGUIR AJUSTAR A POTÊNCIA DOS FLASHES NESSE "TAL" +2EV EM RELAÇÃO AO 0EV DO FUNDO.

EXEMPLO: SUPONHAMOS QUE A MEDIÇÃO MATRICIAL DO FUNDO TENHA DADO F/STOP 8 COM 1/125 DE VELOCIDADE ... SO FAR, SO GOOD?! ... OS FLASHES QUE ILUMINAM A MODELOS DEVEM TER UMA POTÊNCIA QUE SEJA O DOBRO PARA PODER RECORTAR COM ALTAS LUZES A MODELO DO FUNDO.

COM O FOTÔMETRO/FLASHMETER ISSO É IMEDIATO POIS É SÓ DISPARAR E VER SE DEU F/STOP 11 JÁ QUE CADA F/STOP COMPLETO (3/3) SIGNIFICA O DOBRO SE ABRIRMOS PARA 5.6 OU A METADE SE FECHARMOS PARA 11 ...

VIRAM COMO ISSO PARECE COMPLICADO???
COM O FLASHMETER/FOTÔMETRO É SÓ DISPARAR OS FLASHES E AJUSTAR A POTÊNCIA ATÉ QUE O DIAL MOSTRE 11 ... JÁ ERA!! TEMOS O FUNDO COM 8 E OS FLASHES DE TRÁS COM 11.

TEMOS ENTÃO UM FUNDO BEM EXPOSTO, COM UMA LUZ DE RECORTE AO REDOR DA MODELO, PORÉM, COM UM PRIMEIRO PLANO SUBEXPOSTO QUE PRECISA DE OUTRO FLASH FRONTAL QUE FAÇA O PAPEL DE FILL FLASH PARA DEIXAR O ROSTO COM A LUZ CORRETA.

ESSE FLASH DEVE TER A METADE DA POTÊNCIA DOS FLASHES DE RECORTE O QUE SIGNIFICA, NA PRÁTICA, F/STOP 5.6 FACILMENTE CALCULADO POR UM FOTÔMETRO/FLASHMETER ...

COMO A LUZ FRONTAL É MAIS FRACA, POR TER A METADE DA POTÊNCIA DOS DE TRÁS, ELE NÃO "BRIGA" COM AS ALTAS LUZES DE RECORTE E PREENCHEM O ROSTO, A PELE E A ROUPA COM MAIS DELICADEZA DO QUE SE FOSSE COM UMA "FLASHADA", PURA E SIMPLESMENTE, ALÉM DE CRIAR A CATCH LIGHT (REFLEXO NOS OLHOS) QUE DÃO MUITA VIDA AO OLHAR PELO BRILHO.

É ISSO, MINHA GENTE!!!

ABREIJOS ... É NÓIS!!!!

MODELO/STYLING: ANDREIA MORAIS
MAKE UP/HAIR: Marcelo Sath
FOTOGRAFIA: Fernando Bagnola
exif / informação técnica
Máquina: Canon
Software: Adobe Photoshop CC (Windows)

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"FLASH PORTÁTIL EM MODO MANUAL + DIFUSOR 14 MM SINCRONINZADO COM A LUZ AMBIENTE + SHALLOW FOCUS"

BOM DIA, AMIGOS!!!

ESPERO QUE TUDO ESTEJA LINDO POR AI!!

AQUI NESTE POST QUERO ABORDAR ALGUNS ASPECTOS QUE JULGO SEREM MUITO IMPORTANTES PARA OS QUE GOSTAM DE IR FUNDO NA TÉCNICA DA FOTOGRAFIA DE BEAUTY, MODA E RETRATOS.

HÁ ALGUM TEMPO FIZ UM TUTORIAL SOBRE "SHALLOW FOCUS" QUE AUMENTA A SENSAÇÃO DE PROFUNDIDADE NUMA FOTO E COMO ESTOU MUITO BONZINHO, VOU COLAR O LINK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151326853841352&set=a.10150652094791352.447992.595591351&type=3&theater

PARA MIM, TUDO PARTE DA LUZ DISPONÍVEL E PROCURO ENCONTRAR UM ENQUADRAMENTO QUE CRIE GRAFISMOS NO FUNDO QUE SE ENCAIXEM COMO MOLDURAS USANDO O SHALLOW FOCUS!

FEITA MEDIÇÃO, SÓ AI COLOCO A(O) MODELO E CRIO LUZES DE RECORTE (ALTAS LUZES NOS CABELOS E À VOLTA DOS OMBROS) COM OS FLASHES PORTÁTEIS EM MODO MANUAL COM UMA CONFIGURAÇÃO DE POTÊNCIA DE +2 EV ... E COMO EU FAÇO ISSO?, VCS DEVEM ESTAR A PERGUNTAR!! ... TUDO SE TORNAR MAIS SIMPLES, PRECISO E MUITO MAIS RÁPIDO SE O FOTÔMETRO/FLASHMETER ENTRAR EM CENA (MEU AMIGO INSEPARÁVEL QUE ALGUNS TEIMAM EM CONSIDERAR OBSOLETO E ALGO "DO ANALÓGICO" E, PIOR AINDA, ENSINAM ISSO!

OS QUE JÁ ME VIRAM EM AÇÃO, SEJA COMO FOTÓGRAFO OU COMO FORMADOR, REPARAM QUE PRECISO DE, NO MÁXIMO, 2 CLICS PARA ACERTAR UMA LUZ E A PARTIR DAI MANTER A CONSISTÊNCIA DA EXPOSIÇÃO EM TODOS OS CLICKS JUSTAMENTE PQ FOTOGRAFEI ANOS E ANOS COM FILME E NÃO TINHA ESSA DE "DOU UM JEITINHO NA EDIÇÃO", QUE É ALGO TÃO COMUM HOJE EM DIA.

SE, PELO MENOS, ESTAS PESSOAS SOUBESSEM MEXER BEM NOS PROGRAMAS AINDA TUDO BEM ... MAS O PIOR DE TUDO É QUE NÃO SABEM E DAI É AQUELA HISTÓRIA DE HORROR!

LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA, NUMERO GUIA EFETIVO DO FLASH (COM OU SEM DIFUSOR 14MM), CARTÃO CINZA 18%, ... SÃO COISAS QUE PARECEM MONSTROS MAS QUANDO ALGUÉM APRENDE ISSO NUMA FORMAÇÃO COMIGO JÁ CONCLUEM QUE NÃO HÁ NADA QUE SE COMPARE COM OS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DESTES MÉTODOS ANALÓGICOS QUE SE ENCAIXAM, SOBERBAMENTE (BONITO ISSO!!), NA FOTOGRAFIA DIGITAL.

ENFIM ... EMA EMA EMA, CADA UM COM SEUS "POBREMA"! ... BORA SEGUIR EM FRENTE, E VOU TENTAR EXPLICAR UMA FORMA BÁSICA DE CONSEGUIR AJUSTAR A POTÊNCIA DOS FLASHES NESSE "TAL" +2EV EM RELAÇÃO AO 0EV DO FUNDO.

EXEMPLO: SUPONHAMOS QUE A MEDIÇÃO MATRICIAL DO FUNDO TENHA DADO F/STOP 8 COM 1/125 DE VELOCIDADE ... SO FAR, SO GOOD?! ... OS FLASHES QUE ILUMINAM A MODELOS DEVEM TER UMA POTÊNCIA QUE SEJA O DOBRO PARA PODER RECORTAR COM ALTAS LUZES A MODELO DO FUNDO.

COM O FOTÔMETRO/FLASHMETER ISSO É IMEDIATO POIS É SÓ DISPARAR E VER SE DEU F/STOP 11 JÁ QUE CADA F/STOP COMPLETO (3/3) SIGNIFICA O DOBRO SE ABRIRMOS PARA 5.6 OU A METADE SE FECHARMOS PARA 11 ...

VIRAM COMO ISSO PARECE COMPLICADO???
COM O FLASHMETER/FOTÔMETRO É SÓ DISPARAR OS FLASHES E AJUSTAR A POTÊNCIA ATÉ QUE O DIAL MOSTRE 11 ... JÁ ERA!! TEMOS O FUNDO COM 8 E OS FLASHES DE TRÁS COM 11.

TEMOS ENTÃO UM FUNDO BEM EXPOSTO, COM UMA LUZ DE RECORTE AO REDOR DA MODELO, PORÉM, COM UM PRIMEIRO PLANO SUBEXPOSTO QUE PRECISA DE OUTRO FLASH FRONTAL QUE FAÇA O PAPEL DE FILL FLASH PARA DEIXAR O ROSTO COM A LUZ CORRETA.

ESSE FLASH DEVE TER A METADE DA POTÊNCIA DOS FLASHES DE RECORTE O QUE SIGNIFICA, NA PRÁTICA, F/STOP 5.6 FACILMENTE CALCULADO POR UM FOTÔMETRO/FLASHMETER ...

COMO A LUZ FRONTAL É MAIS FRACA, POR TER A METADE DA POTÊNCIA DOS DE TRÁS, ELE NÃO "BRIGA" COM AS ALTAS LUZES DE RECORTE E PREENCHEM O ROSTO, A PELE E A ROUPA COM MAIS DELICADEZA DO QUE SE FOSSE COM UMA "FLASHADA", PURA E SIMPLESMENTE, ALÉM DE CRIAR A CATCH LIGHT (REFLEXO NOS OLHOS) QUE DÃO MUITA VIDA AO OLHAR PELO BRILHO.

É ISSO, MINHA GENTE!!!

ABREIJOS ... É NÓIS!!!!

MODELO/STYLING: ANDREIA MORAIS
MAKE UP/HAIR: Marcelo Sath
FOTOGRAFIA: Fernando Bagnola
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