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Retratos/APRENDA A USAR A LUZ CONTÍNUA - FRESNEL
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APRENDA A USAR A LUZ CONTÍNUA - FRESNEL

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Retratos

2014-01-20 11:34:58
comentários (12) galardões descrição exif favorita de (15)
descrição
"APRENDA A USAR A LUZ CONTÍNUA" - PARTE 103

CAMERA: NIKON F4 / LENTE 80-200 2.8 NIKON
FILME: COLOR REVERSAL FILM 64T (TUNGSTÊNIO)
CLIENTE: ESTÉTICA MAG (Fabio Fleming)

VOCÊS DEVEM TER ACHADO MEIO ESTRANHO O TÍTULO PORQUE "CADÊ O FLASH PORTÁTIL" QUE EU TANNNNNTO DEFENDO, GOSTO, APLICO E ENSINO???!!!

ACREDITO QUE ESTA SEJA A MINHA FOTO MAIS "BEAUTY" DE SEMPRE ... SÉRIO!!! GOSTO DE MUITOS TRABALHOS QUE JÁ FIZ MAS ESSE TEM UMA HISTÓRIA ESPECIAL DO PONTO DE VISTA DO QUE ERA A FORMA DE PENSAR FOTOGRAFIA.

ESTA FOTO ESTEVE NO MEU ÁLBUM DURANTE ALGUM TEMPO E HOJE ACHEI QUE PODERIA FICAR MELHOR JÁ QUE É FOTOGRAFIA ANALÓGICA E NA ÉPOCA QUE POSTEI AINDA NÃO TINHA O SCANNER 8800F AQUI DO MEU LADINHO COM OS 4.600 DPI GARANTINDO A CAPTAÇÃO EM PIXELS DOS TONS MAIS DELICADOS NA TRANSIÇÃO DOS TONS DE PELE.

O FILME DE ASA BAIXA (ISO BAIXO DO DIGITAL) ERA O NOSSO RAW PORQUE O GRÃO ERA MENOR E A IMPRESSÃO FICAVA PERFEITA.

NÃO ACHO QUE OS "AUTOS" TODOS QUE TEMOS HOJE À DISPOSIÇÃO SEJAM ALGO RUIM MAS ACHO RUIM QUANDO VEJO QUE OS FOTÓGRAFOS AGORA SÃO QUASE TODOS UM "AUTO" A MAIS E ESCRAVOS DO MONITOR DA CAMERA.

QUEM QUISER DAR UMA VOLTA COMIGO TIPO "BACK TO THE FUTURE" ... FUTURE SIM, PORQUE EU TENHO CERTEZA DE QUE A FOTOGRAFIA ANALÓGICA ESTÁ DE VOLTA E FARÁ TODA A DIFERENÇA PARA CLIENTES QUE ESTÃO FARTOS DA FALTA DE ARTE FOTOGRÁFICA NA SUA COMUNICAÇÃO.

ESSE FOI UM TRABALHO MUITO IMPORTANTE NA MINHA CARREIRA PORQUE FAZIA PARTE DE UMA PUBLICAÇÃO QUE ERA TODA COM AS MINHAS FOTOS ... SÉRIO ... O CLIENTE JÁ ERA MEU GRANDE AMIGO NA OCASIÃO E PUBLICAVA A REVISTA "ESTÉTICA" QUE TRAZIA TODAS AS TENDÊNCIAS DE CABELOS E MAKE UP PARA A PRÓXIMA ESTAÇÃO E QUERIA FOTOS DE 50 TIPOS DE CORTE DE CABELO E MAQUIAGEM.

A CAPA SERIA A ANA PAULA ARÓSIO (E FOI) QUE EU NUNCA TINHA FOTOGRAFADO E SONHAVA HÁ MUITO TEMPO QUE EU TIVESSE UMA OPORTUNIDADE DESSAS QUE É TIPO ENCONTRAR MOSCA BRANCA NO ESCURO.

CAPA MINHA, 50 PÁGINAS SÓ MINHAS, EU ERA NOVATO ALI NO MEIO DE GENTE MUITO FERA DE LUZ E DE EXPERTISE NO ASSUNTO COMO O MEU BROTHER E FOTÓGRAFO DE ALMA E LUZ MARAVILHOSA Marcos Lopes.

NA EQUIPE SÓ TINHA GENTE MUITO BOA E EU TINHA QUE DETONAR ... QUEBRAR TUDO ... MOSTRAR QUE EU NÃO BRINCO EM SERVIÇO, EMBORA FAÇA QUESTÃO DE QUE TODOS SE DIVIRTAM MUITO PORQUE ALI ERA MESMO UMA MARATONA COMO DISSE AQUI O MEU MANO Jose Maria Morgade.

BOA ONDA TAMBÉM ERA ALGO QUE QUERIA MOSTRAR PARA O MERCADO PORQUE ALI JÁ TINHA MUITA GENTE QUE FAZIA A LINHA "EU SOU O BOM!" E JÁ APROVEITEI PARA FAZER DALI UM AMBIENTE RELAXADO, PORÉM, COMO UMA MÁQUINA BEM LUBRIFICADA!!

LÁ NO COMECINHO DA MEU NAMÔRO ETERNO COM A FOTOGRAFIA, FUI À CINÓTICA QUE ERA UMA LOJA DE MATERIAL PROFISSIONAL COM O MEU AMIGO DAS ANTIGAS Sidnei Gea QUE VIU NUM CANTO UM EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO DE CINEMA SUPER ANTIGO PARA VENDER.

AQUILO NÃO ERA DE SEGUNDA MÃO MESMO ... DEVIA SER TIPO MUITAS MÃOS QUE PASSARAM POR ALI.

TAVA BEMMMM ESTRAGADINHO E O SIDNEI FICOU NAQUELA DE COMPRA NÃO COMPRA E EU FIQUEI SÓ NA MINHA PRÁ PULAR NAQUILO E LEVAR PRÁ MIM ... MAS COMO TINHA SIDO ELE O PRIMEIRO A ENCONTRAR TINHA QUE ESPERAR ...

ELE DESENCANOU DO ASSUNTO E EU PULEI NO ASSUNTO NA HORA!!!! (LEMBRA DISSO SIDNÃO?).

DESMONTEI AQUILO COMO UM RELOJOEIRO FARIA, RESTAUREI SEM ALTERAR O ORIGINAL E BOTEI PRÁ FUNCIONAR COMO NOVO ... TÁ BEM GUARDADINHO COM A MINHA QUERIDA, AMADA E PERFUMADA AMIGA CHEIA DE CORES Manuela Diez Tridapalli Cardinal E QUANDO FOR A SÃO PAULO PEGO COM ELA E TRAGO PARA PORTUGAL.

ERA UM PAR DE "FRESNEL LIGHT" QUE SÃO HIGHLIGHTS (FOCOS) PARA CINEMA E TINHA UM ALTO RELEVO ESCRITO (HOLLYWOOD) E FOI ALI A PRIMEIRA VEZ QUE FIZ A DANCINHA DO MICHAEL JACKSON.

ME SENTI NAS NUVENS ... E SENTI QUE O CÉU SERIA O LIMITE!!

COMO A LÂMPADA É DE TUNGSTÊNIO MANDEI VIR O COLOR REVERSAL FIM 64T KODAK (DE TUNGSTÊNIO E A MENOR ASA POSSÍVEL) QUE FILTRAVA OS TONS PRÓXIMOS DOS 3.500 A 4.000 K QUE PODERIAM SUJAR OS BRANCOS E AMARELAR MUITO A PELE COMO ACONTECE QUANDO FOTOGRAFAMOS COM LUZ DE VELA E USAMOS O "INCANDESCENT" NO WB DO DIGITAL.

APONTEI A LUZ PARA O ROSTO DA LINDA MODELO POLIANA SIMÕES E SENTI A MESMA EMOÇÃO DOS GRANDES MESTRES QUE INVENTARAM A SOMBRA BUTTERFLY, A DISTRIBUIÇÃO LINEAR DAS LUZES ESPECULARES QUE TÃO FUNDAMENTAIS PARA OS CABELOS TEREM VIDA E TEXTURA, ...

FOTÔMETRO ALI A CIRCULAR POR TODO O ENQUADRAMENTO E A CADA LEITURA IA CONSTRUINDO NA MENTE O RESULTADO QUE TERIA DE ACONTECER JÁ QUE ERA UM RISCO POR SER UMA TÉCNICA AINDA EXPERIMENTAL.

TUDO O QUE ESTÁ AQUI EM TERMOS DE EVS FOI CRIADO, PENSADO, RACIOCINADO, EXECUTADO E APROVADO PELO CLIENTE E FOI ALI QUE DEI UM GRANDE SALTO NA MINHA CARREIRA DENTRO DE UM AMBIENTE TÃO COMPETITIVO COMO SÃO PAULO.

AQUI PARA COMBINAR COM O ASSUNTO DE ONTEM, CROSS PROCESSING, HÁ UM OUTRO TIPO DE REVELAÇÃO DO FILME JÁ QUE A EXPOSIÇÃO DO FOTÔMETRO (ZONA 5) FOI ALTERADA +0,7 NA CAMERA PORQUE DESTA FORMA HÁ UM BRANQUEAMENTO NATURAL DOS OLHOS E DENTES QUE É A MARCA DA LUZ PLAYBOY 70´S, COM UM "A MAIS" NA SATURAÇÃO TIPICAMENTE AMERICANA (ISSO EU ADORO NELES, OUTRAS COISAS NEM TANTO ASSIM).

COMO É UMA LUZ BASTANTE CONSTRASTADA, COLOQUEI UM FILL LIGHTZINHO NO PESCOÇO COM UM REFLETOR BRANCO E UMA LUZ DE RECORTE BEM ALI NA REGIÃO DAS MAÇÃS DO ROSTO DO LADO DIREITO PARA QUE APARECESSE A ORELHA E AQUELA LUZINHA BRILHANTE UM POUCO MAIS ABAIXO.

A LUZ PRINCIPAL FOI DIRIGIDA COM A INTENÇÃO DE CRIAR UMA SOMBRA BUTTERFLY.

FOI NESSA ÉPOCA QUE APRENDI A CONTROLAR OS "ESTOUROS" NAS ALTAS LUZES DA PELE COM UM PEDAÇO DE TULE PRETO NA FRENTE DA OBJETIVA QUE FAZ TODA A DIFERENÇA PORQUE SE EU VIAJASSE NA MAIONESE ALI AS FOTOS ESTARIAM EM ZONAS PERIGOSAS (ZONA 10).

QUEM ESTIVER COM VONTADE DE SABER TUDO O QUE INTERESSA SOBRE O SISTEMA DE ZONAS APLICADO À FOTOGRAFIA DIGITAL PODE ENTRAR NO LINK DE UM LIVRO SOBRE O ASSUNTO QUE TEM A CAPA APROVADA PARA ESSA MESMA REVISTA https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151308119816352&set=a.10150652094791352.447992.595591351&type=3&theater

MODELO: POLIANA SIMÕES
MAKE UP/HAIR: TOUCHÉ RAGO (QUE ESTÁ LÁ NO CÉU DEIXANDO AS MULHERES LINDAS, SINTO TUA FALTA, MANO!!).
FOTOGRAFIA: Fernando Bagnola — em São Paulo.
exif / informação técnica
Máquina: NIKON F4
Modelo: ANALÓGICA
Exposição:
Exposição (EV+/-): +0,7
Abertura:
ISO:
Dist.Focal: 200
Dist.Focal (35mm): 200
Software: Adobe Photoshop CC (Windows)

favorita de 15
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"APRENDA A USAR A LUZ CONTÍNUA" - PARTE 103

CAMERA: NIKON F4 / LENTE 80-200 2.8 NIKON
FILME: COLOR REVERSAL FILM 64T (TUNGSTÊNIO)
CLIENTE: ESTÉTICA MAG (Fabio Fleming)

VOCÊS DEVEM TER ACHADO MEIO ESTRANHO O TÍTULO PORQUE "CADÊ O FLASH PORTÁTIL" QUE EU TANNNNNTO DEFENDO, GOSTO, APLICO E ENSINO???!!!

ACREDITO QUE ESTA SEJA A MINHA FOTO MAIS "BEAUTY" DE SEMPRE ... SÉRIO!!! GOSTO DE MUITOS TRABALHOS QUE JÁ FIZ MAS ESSE TEM UMA HISTÓRIA ESPECIAL DO PONTO DE VISTA DO QUE ERA A FORMA DE PENSAR FOTOGRAFIA.

ESTA FOTO ESTEVE NO MEU ÁLBUM DURANTE ALGUM TEMPO E HOJE ACHEI QUE PODERIA FICAR MELHOR JÁ QUE É FOTOGRAFIA ANALÓGICA E NA ÉPOCA QUE POSTEI AINDA NÃO TINHA O SCANNER 8800F AQUI DO MEU LADINHO COM OS 4.600 DPI GARANTINDO A CAPTAÇÃO EM PIXELS DOS TONS MAIS DELICADOS NA TRANSIÇÃO DOS TONS DE PELE.

O FILME DE ASA BAIXA (ISO BAIXO DO DIGITAL) ERA O NOSSO RAW PORQUE O GRÃO ERA MENOR E A IMPRESSÃO FICAVA PERFEITA.

NÃO ACHO QUE OS "AUTOS" TODOS QUE TEMOS HOJE À DISPOSIÇÃO SEJAM ALGO RUIM MAS ACHO RUIM QUANDO VEJO QUE OS FOTÓGRAFOS AGORA SÃO QUASE TODOS UM "AUTO" A MAIS E ESCRAVOS DO MONITOR DA CAMERA.

QUEM QUISER DAR UMA VOLTA COMIGO TIPO "BACK TO THE FUTURE" ... FUTURE SIM, PORQUE EU TENHO CERTEZA DE QUE A FOTOGRAFIA ANALÓGICA ESTÁ DE VOLTA E FARÁ TODA A DIFERENÇA PARA CLIENTES QUE ESTÃO FARTOS DA FALTA DE ARTE FOTOGRÁFICA NA SUA COMUNICAÇÃO.

ESSE FOI UM TRABALHO MUITO IMPORTANTE NA MINHA CARREIRA PORQUE FAZIA PARTE DE UMA PUBLICAÇÃO QUE ERA TODA COM AS MINHAS FOTOS ... SÉRIO ... O CLIENTE JÁ ERA MEU GRANDE AMIGO NA OCASIÃO E PUBLICAVA A REVISTA "ESTÉTICA" QUE TRAZIA TODAS AS TENDÊNCIAS DE CABELOS E MAKE UP PARA A PRÓXIMA ESTAÇÃO E QUERIA FOTOS DE 50 TIPOS DE CORTE DE CABELO E MAQUIAGEM.

A CAPA SERIA A ANA PAULA ARÓSIO (E FOI) QUE EU NUNCA TINHA FOTOGRAFADO E SONHAVA HÁ MUITO TEMPO QUE EU TIVESSE UMA OPORTUNIDADE DESSAS QUE É TIPO ENCONTRAR MOSCA BRANCA NO ESCURO.

CAPA MINHA, 50 PÁGINAS SÓ MINHAS, EU ERA NOVATO ALI NO MEIO DE GENTE MUITO FERA DE LUZ E DE EXPERTISE NO ASSUNTO COMO O MEU BROTHER E FOTÓGRAFO DE ALMA E LUZ MARAVILHOSA Marcos Lopes.

NA EQUIPE SÓ TINHA GENTE MUITO BOA E EU TINHA QUE DETONAR ... QUEBRAR TUDO ... MOSTRAR QUE EU NÃO BRINCO EM SERVIÇO, EMBORA FAÇA QUESTÃO DE QUE TODOS SE DIVIRTAM MUITO PORQUE ALI ERA MESMO UMA MARATONA COMO DISSE AQUI O MEU MANO Jose Maria Morgade.

BOA ONDA TAMBÉM ERA ALGO QUE QUERIA MOSTRAR PARA O MERCADO PORQUE ALI JÁ TINHA MUITA GENTE QUE FAZIA A LINHA "EU SOU O BOM!" E JÁ APROVEITEI PARA FAZER DALI UM AMBIENTE RELAXADO, PORÉM, COMO UMA MÁQUINA BEM LUBRIFICADA!!

LÁ NO COMECINHO DA MEU NAMÔRO ETERNO COM A FOTOGRAFIA, FUI À CINÓTICA QUE ERA UMA LOJA DE MATERIAL PROFISSIONAL COM O MEU AMIGO DAS ANTIGAS Sidnei Gea QUE VIU NUM CANTO UM EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO DE CINEMA SUPER ANTIGO PARA VENDER.

AQUILO NÃO ERA DE SEGUNDA MÃO MESMO ... DEVIA SER TIPO MUITAS MÃOS QUE PASSARAM POR ALI.

TAVA BEMMMM ESTRAGADINHO E O SIDNEI FICOU NAQUELA DE COMPRA NÃO COMPRA E EU FIQUEI SÓ NA MINHA PRÁ PULAR NAQUILO E LEVAR PRÁ MIM ... MAS COMO TINHA SIDO ELE O PRIMEIRO A ENCONTRAR TINHA QUE ESPERAR ...

ELE DESENCANOU DO ASSUNTO E EU PULEI NO ASSUNTO NA HORA!!!! (LEMBRA DISSO SIDNÃO?).

DESMONTEI AQUILO COMO UM RELOJOEIRO FARIA, RESTAUREI SEM ALTERAR O ORIGINAL E BOTEI PRÁ FUNCIONAR COMO NOVO ... TÁ BEM GUARDADINHO COM A MINHA QUERIDA, AMADA E PERFUMADA AMIGA CHEIA DE CORES Manuela Diez Tridapalli Cardinal E QUANDO FOR A SÃO PAULO PEGO COM ELA E TRAGO PARA PORTUGAL.

ERA UM PAR DE "FRESNEL LIGHT" QUE SÃO HIGHLIGHTS (FOCOS) PARA CINEMA E TINHA UM ALTO RELEVO ESCRITO (HOLLYWOOD) E FOI ALI A PRIMEIRA VEZ QUE FIZ A DANCINHA DO MICHAEL JACKSON.

ME SENTI NAS NUVENS ... E SENTI QUE O CÉU SERIA O LIMITE!!

COMO A LÂMPADA É DE TUNGSTÊNIO MANDEI VIR O COLOR REVERSAL FIM 64T KODAK (DE TUNGSTÊNIO E A MENOR ASA POSSÍVEL) QUE FILTRAVA OS TONS PRÓXIMOS DOS 3.500 A 4.000 K QUE PODERIAM SUJAR OS BRANCOS E AMARELAR MUITO A PELE COMO ACONTECE QUANDO FOTOGRAFAMOS COM LUZ DE VELA E USAMOS O "INCANDESCENT" NO WB DO DIGITAL.

APONTEI A LUZ PARA O ROSTO DA LINDA MODELO POLIANA SIMÕES E SENTI A MESMA EMOÇÃO DOS GRANDES MESTRES QUE INVENTARAM A SOMBRA BUTTERFLY, A DISTRIBUIÇÃO LINEAR DAS LUZES ESPECULARES QUE TÃO FUNDAMENTAIS PARA OS CABELOS TEREM VIDA E TEXTURA, ...

FOTÔMETRO ALI A CIRCULAR POR TODO O ENQUADRAMENTO E A CADA LEITURA IA CONSTRUINDO NA MENTE O RESULTADO QUE TERIA DE ACONTECER JÁ QUE ERA UM RISCO POR SER UMA TÉCNICA AINDA EXPERIMENTAL.

TUDO O QUE ESTÁ AQUI EM TERMOS DE EVS FOI CRIADO, PENSADO, RACIOCINADO, EXECUTADO E APROVADO PELO CLIENTE E FOI ALI QUE DEI UM GRANDE SALTO NA MINHA CARREIRA DENTRO DE UM AMBIENTE TÃO COMPETITIVO COMO SÃO PAULO.

AQUI PARA COMBINAR COM O ASSUNTO DE ONTEM, CROSS PROCESSING, HÁ UM OUTRO TIPO DE REVELAÇÃO DO FILME JÁ QUE A EXPOSIÇÃO DO FOTÔMETRO (ZONA 5) FOI ALTERADA +0,7 NA CAMERA PORQUE DESTA FORMA HÁ UM BRANQUEAMENTO NATURAL DOS OLHOS E DENTES QUE É A MARCA DA LUZ PLAYBOY 70´S, COM UM "A MAIS" NA SATURAÇÃO TIPICAMENTE AMERICANA (ISSO EU ADORO NELES, OUTRAS COISAS NEM TANTO ASSIM).

COMO É UMA LUZ BASTANTE CONSTRASTADA, COLOQUEI UM FILL LIGHTZINHO NO PESCOÇO COM UM REFLETOR BRANCO E UMA LUZ DE RECORTE BEM ALI NA REGIÃO DAS MAÇÃS DO ROSTO DO LADO DIREITO PARA QUE APARECESSE A ORELHA E AQUELA LUZINHA BRILHANTE UM POUCO MAIS ABAIXO.

A LUZ PRINCIPAL FOI DIRIGIDA COM A INTENÇÃO DE CRIAR UMA SOMBRA BUTTERFLY.

FOI NESSA ÉPOCA QUE APRENDI A CONTROLAR OS "ESTOUROS" NAS ALTAS LUZES DA PELE COM UM PEDAÇO DE TULE PRETO NA FRENTE DA OBJETIVA QUE FAZ TODA A DIFERENÇA PORQUE SE EU VIAJASSE NA MAIONESE ALI AS FOTOS ESTARIAM EM ZONAS PERIGOSAS (ZONA 10).

QUEM ESTIVER COM VONTADE DE SABER TUDO O QUE INTERESSA SOBRE O SISTEMA DE ZONAS APLICADO À FOTOGRAFIA DIGITAL PODE ENTRAR NO LINK DE UM LIVRO SOBRE O ASSUNTO QUE TEM A CAPA APROVADA PARA ESSA MESMA REVISTA https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151308119816352&set=a.10150652094791352.447992.595591351&type=3&theater

MODELO: POLIANA SIMÕES
MAKE UP/HAIR: TOUCHÉ RAGO (QUE ESTÁ LÁ NO CÉU DEIXANDO AS MULHERES LINDAS, SINTO TUA FALTA, MANO!!).
FOTOGRAFIA: Fernando Bagnola — em São Paulo.
Tag’s: São Paulo
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Máquina: NIKON F4
Modelo: ANALÓGICA
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Dist.Focal (35mm): 200
Software: Adobe Photoshop CC (Windows)


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