descrição
TEMPLO BUDISTA NO ALENTEJO
O Stupa Tashi Gomang é um templo da comunidade budista Guhya Mantrika e fica no Centro de Retiros de Santa Susana, em Alcácer do Sal, nas planuras do pleno Alentejo, tão longe das montanhas do Tibete, mas tão perto da iluminação espiritual, necessidade mundial agora mais que nunca.
O edifício tem 16 metros de altura e no piso térreo ocupa um espaço interior com 36 metros quadrados que, para além das funções religiosas, servirá para encontros e colóquios.
Um Stupa é para os budistas mais que um simples templo, é uma espécie de antena cósmica que atrai para a região onde está edificado bons augúrios e benesses espirituais. O espaço exterior que rodeia o edifício em si é tão ou mais importante que o seu interior; enquanto que este é tratado como uma espécie de capela, para rituais, votos e doutrinas, o exterior serve para várias práticas espirituais ou meditativas.
Muitos dos materiais na sua construção são locais, como o mármore, de que o Alentejo é farto. Mas alguma decoração é original das terras budistas, como as estátuas que adornam o espaço, vindas do Tibete e do Nepal.
http://www.lisbonne-idee.pt/p4651-templo-budista-alentejo-aberto-todos.html