menu-mobile
Olhares
menu-mobile-right
Carregar

47 Fotos Inseridas
0 Fotos em Nossa Escolha
5 Fotos Populares
2 Autores Favoritos
Favorito de 5 Autores
No Olhares desde 22-05-2007

Narciso António Sousa Rocha

Espinho / Nogueira da Regedora, Portugal
//olhares.com/Narciso148

Fotografo por devoção e não por obrigação.

Independentemente das regras e dos conceitos académicos, para mim uma boa fotografia é como o vinho, "o bom é aquele do qual gostamos"; mais além desta elemental premissa, é evidente que para degustar e apreciar um bom vinho será necessário ter o gosto educado para o poder reconhecer e qualificar como tal. De igual maneira para fazer uma boa fotografia ou qualificar uma como tal também será necessário ter certa “Cultura Visual”; de facto a grande maioria das pessoas não possuem os elementos necessários para processar ou compreender as imagens que vêm.

Com gosto e aprecio pelas artes praticante de desenho e pintura desde criança, motivando-me na minha juventude a conhecer e adquirir informação sobre as técnicas fotográficas. A fotografia tem sido praticada por mim como Hobby desde muito jovem. Os conhecimentos técnicos que possuiu foram adquiridos de forma autodidata e em pequenos Workshops tratando de os aplicar em cada sessão, mas principalmente, limitando-me a fazer as tomas daquilo que vejo e gosto, atuando muitas das vezes por inspiração das condições da atmosfera envolvente na encena.

A minha 1ª máquina foi uma Kodak Instamatic que ganhei num concurso de desenho quando era criança. O aumento do gosto pela fotografia veio mais tarde, com a velha Agfa Record III, objetiva Solinar 4.5/105mm de fole do meu irmão Augusto. A primeira máquina que comprei foi uma Reflex Fuji 701 e desde 1980 usei uma Cânon A1 e só em 2006 passei para a fotografia digital. Sou português de nascimento (Lisboa) fui criado na Venezuela; um pais de paisagens espetaculares para fotografar, mas agora vivo em Portugal desde o ano 2002.

Formado em Engenharia Mecânica, e após 46 anos de vida profissional em funções de mando nas áreas da Gestão de Produção e do Estudo do Trabalho, agora reformado, possibilita-me a dedicação por tempo inteiro a minha paixão pela fotografia. Pretendendo divulgar o meu trabalho fotográfico, através de este meio

Como disse Nélida Piñon “O que temos dentro de nos é muito pouco é insuficiente, crescemos na medida que aprendemos dos outros de tal maneira que podamos ser uma composição feita de toda a colheita humana”.. A fotografia é sem duvida um instrumento poderoso para fazer essa colheita humana

Outros sites: Gurushots - Podium Photo - FineArte



Fotos recentes de Narciso António Sousa Rocha